XMPP (ou Jabber, como também é conhecido) é um serviço de mensagens instantâneas que está presente desde o último milênio. Ele surgiu como um protocolo aberto para envio de mensagens entre partes da mesma forma que é feito com envio de emails: Uma mensagem é enviada a um servidor XMPP, que verifica o endereço de origem e destino e entrega a mensagem para o servidor que mantém a conta do recipiente.

Email é, para mim, uma das ferramentas mais empoderadoras do mundo moderno, pois promove comunicação de forma livre entre pessoas. Caso eu não goste de um serviço de email, seja pelo que ele oferece, seja por suas posições politico-ideológicas (não gostaria de usar um serviço mantido por neonazistas, por exemplo), posso criar uma conta em um novo serviço e continuar a me comunicar com quem eu quiser.

XMPP funciona do mesmo jeito, mas com mensagens instantâneas ao invés de “correio eletrônico”. As mensagens são enviadas a um servidor e distribuídas para o endereço correto na internet. Aplicações semelhantes são o Whatsapp (que em um passado distante utilizou o protocolo XMPP) e Facebook Messenger. O problema com essas outras aplicações é que são controladas por grandes companhias, com um péssimo histórico de vazamento de dados pessoais de usuários.

Entretanto, existem alternativas a esses serviços corporativos e que não respeitam o usuário, e que podem ser utilizados em smartphones, computadores e navegadores web.

Clientes XMPP

Um software que envia mensagens entre diferentes usuários XMPP é chamado de cliente. É por meio desse software cliente que um usuário consegue enviar mensagens para outras pessoas de forma direta ou para grupos de conversa. Atualmente existe uma variedade de clientes XMPP disponíveis, mas os mais utilizados são o Conversations, para smartphones e o Gajim para computadores de mesa ou laptops. Ambos são softwares maduros, que possuem a maior parte das funcionalidades necessárias em um mensageiro atual (envio de imagens, áudios e vídeos, envio de arquivos, listas de contatos), e, para tornar tudo melhor, ambos são software livre.

Como criar uma conta XMPP

Munido de um programa cliente em seu smartphone ou computador, basta criar uma conta em algum servidor XMPP. Assim como é necessário criar uma conta de email em um dos muitos serviços que existem por aí, uma conta XMPP também deve ser criada para enviar mensagens de um endereço pessoal. Uma conta XMPP é chamada JID (que vem de “Jabber ID”), e determina o servidor de onde as mensagens são enviadas.

Um os maiores servidores XMPP existentes é o jabber.de, um serviço voltado para usuários da Alemanha, mas qualquer pessoa pode criar uma conta (se conseguir ler as instruções em alemão no site). Para brasileiros, é mais simples criar uma conta em suchat.org, que oferece serviços XMPP na América Latina. Cada site tem as próprias instruções para criar uma JID, e assim que criada, você terá uma conta do tipo exemplo@suchat.org, onde exemplo é um identificador único escolhido na criação da conta, e @suchat.org é o identificador do servidor. A criação de uma conta também envolve a escolha de uma senha (que vai permitir acessar a conta em um software cliente, então é bom escolher uma senha forte).

A conta criada é utilizada em um dos softwares clientes para autenticar o usuário. A partir daí, já é possível conversar com outras pessoas, (caso você saiba a JID delas) ou entrar em salas públicas.

Atualmente existem diversas salas abertas a todos, para tratar dos mais diversos assuntos, que variam de tecnologia e software livre até meio ambiente e descarte consciente de lixo. Usuários também podem criar suas próprias salas (públicas ou privadas) e convidar amigos e familiares.

Pensamentos finais

XMPP é uma tecnologia incrível que não é muito conhecida fora dos grupos de aficionados por tecnologia. Sistemas como Whatsapp e Facebook Messenger oferecem serviços mais simples para se interagir por mensagens, ao custo da perda de privacidade para grandes companhias. Espero que um dia essa tecnologia livre caia nas graças do povo e que nossas conversas sejam genuínamente nossas.

No futuro pretendo escrever uma nova publicação detalhando a criação de um servidor XMPP próprio, para que suas conversas estejam completamente em suas mãos.

Até lá.

Happy hacking :) .